quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Carinho faz bem

"Carinho faz parte da trajetória,é apenas o começo do caminho.(Lucilene Tolentino Moura).

É muito importante o afeto entre professor e aluno,pois o ambiente escolar necessita ser um local onde exista a possibilidade de uma relação mais próxima entre esses indivíduos que estão iniciando sua caminhada.
Portanto,suas emoções estarão sendo arquivadas para o resto de suas vidas,sejam elas positivas ou negativas,e partirá daí o seu sucesso ou fracasso.

4 comentários:

  1. Realmante concordo com você nesse aspecto, o professor preicisa trabalhar seu lado afetivo para poder ter uma boa relação com seus educandos! O professor deve se mostrar atencioso e dedicado, deste modo chegará tranquilo em seus objetivos, que é ensinar com qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Rute, minha querida
    há um livro otimo que aborda a importancia da afetividade na relação professor e aluno do autor Gabriel Chalita : A educação está no afeto.
    Acredito fielmente que este é um ponto que deve ser reafirmado dentro do ambiente escolar, pois o afeto ele revigora no ser humano a sua existência e busca a sua essência.É muito gratificante quando o aluno recebe carinho, atenção do professor, neste momento ele consegue percebe-se como sujeito capaz de pensar, aprender e ensinar.

    ResponderExcluir
  3. Ruth, você menciona um assunto relevante, assim como você acredito na importância da afetividade na relação professor e aluno. É necessário a criação de um clima harmonioso no ambiente escolar e penso que o ponto de partida ocorre mediante o diálogo, isto é, quando há proximidade entre os sujeitos da educação.

    ResponderExcluir
  4. Aline,obrigada pelo seu comentário,com a nossa experiência de estágio percebemos o quanto essa relação é importante para o aprendizado do aluno,e o que percebemos é que o afeto já não está presente mais na relação entre aluno e professor,o que é de lamentar.

    ResponderExcluir